sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O que está rolando nos nossos blogs?

Apesar de estarmos no alge do verão, na blogosfera e nas semanas de moda, já é possível conhecer o que vai ser usar nas ruas, quando as temperaturas começarem a cair. E nos posts dos nossos blogs, isso não é diferente.

No blog Belelza Chic, mostramos o lançamento da coleção Sweet Rock n Roll, da Risqué em parceria com a modelo Isabeli Fontana. A coleção tem tons sóbrios e invernais.


Já no blog da Hidran, os penteados do Fashion Rio são destaque. No post de hoje, vê-se os coques desfilados por três grifes: Alessa, Maria Bonita Extra e Lucas Nascimento.


Para quem ainda está no clima do verão, o blog Pimenta Chic mostra o livro Trilogia Suja de Havana como sugestão de leitura para o fim de semana.


E o blog Unhas de Fibra fala de uma tendência que está forte hoje nas ruas: as unhas inglesinhas. Trata-se da tradicional francesinha repaginada.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Fina Flor nas revistas semanais

Essa semana, a Fina Flor Cosméticos esteve em duas das principais revistas femininas semanais: a Malu e a 7 Dias. As duas publicações se destinam exatamente ao público alvo da Fina Flor, portanto, essa presença é muito importante para a marca.

Na Malu, a linha Meus Cuidados foi destaque na coluna de lançamentos da revista. O Hidra Tonico de limpeza facial, o Hidrarosto Sabonete para o Rosto e a Emulsão Hidratante Facial.são citados na coluna como sugestão para quem quer montar um spa em casa.





Já na revista 7 Dias, alguns esmaltes da linha Festa são citados em uma matéria sobre a tendência das cores com brilho e cintilantes para as unhas.



segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Métricas que ajudam a medir resultados nas mídias sociais


Você já deve ter ouvido falar de métricas para mídias sociais; existem centenas de métricas que nos ajudam a saber se nossa estratégia nas mídias sociais está funcionando ou não, se temos que mudar algo. Observei que muitos que estão começando têm uma pequena dúvida em relação a métricas de determinadas mídias e, por isso, hoje vamos falar sobre algumas delas.

O feedback dos usuários no Facebook

Ver o número de usuários que clicaram no botão “Curtir” nas publicações do nosso mural do Facebook é bom, mas devemos ir mais longe e, portanto, temos de medir quantas e quantas vezes os fãs clicaram em “Eu Curti” e também quem deixa um comentário no mural.
Quanto maiores sejam estes dados, maior será a visibilidade das nossas atualizações e maior o potencial de crescimento. Para verificar estes dados, é melhor que você verifique com frequência o “Facebook Insights” da sua página.

O Klout Twitter

Você mede o número de seguidores em sua conta no Twitter? Assim como no Facebook, é uma boa medida, mas se queremos obter dados mais confiáveis, temos de buscar métricas mais precisas, e um bom sistema para isso é o Klout.
Klout é um indicador de nível de influência de uma conta do Twitter, que toma como referência parâmetros como seguidores, retweet e uma série de valores que estão em constante atualização para se obter dia a dia dados cada vez mais confiáveis.
Só relembrando algumas métricas básicas do Twitter:
Influência
  • Seguidores
  • Alcance
  • Cliques
Relevância
  • Quantidade de Retweets
  • Quantidade de Tweets Favoritados
  • Quantidade de IncomingLinks
  • Menções no #FF
Engajamento
  • Quantidade de Replies Recebidos
  • Quantidade de menções que o perfil teve

Volume de buscas de uma marca

Outro indicador muito importante é a quantidade de vezes que os usuários buscam o nome da sua marca em um mecanismo de busca, pois as redes sociais proporcionam maior visibilidade à marca, e isso se reflete nas pesquisas que as pessoas fazem.
Para obter estes dados é só você acessar o Google Insights, que te dará os dados sobre o volume de buscas de sua marca ou produtos.

Número de Menções

Meça o número de vezes que sua marca é referenciada nos meios de comunicação social. É um bom indicador para saber como as coisas estão funcionando em suas ações nas mídias sociais. Você pode medir as ações diariamente, semanalmente ou por 30 dias o número de menções que sua marca teve nos meios de comunicação social utilizando uma ferramenta gratuita, como o Social Mention, o Collecta.
Então, faça o mesmo com seus concorrentes e analise quantas vezes eles foram mencionados no mesmo período de tempo. Uma vez que estes dados foram registrados (seus e de seus concorrentes), divida suas menções recebidas pelo total de menções realizadas a outros usuários e essa fórmula vai dar o chamado “Share of Voice”, que é a porcentagem das suas menções nas mídias sociais.

Valor dos Posts

Em qualquer estratégia nas redes sociais é imprescindível contar com um blog corporativo; por isso, devemos medir se nossos posts estão agradando os usuários e se eles encontram valor no nosso conteúdo.
Para isto, podemos medir o grau de fidelização dos leitores utilizando o Postrank, que nos dará estatísticas úteis e interessantes sobre o grau de aceitação do nosso blog. Você pode aprender mais sobre o Postrank no artigo Postrank e SEO.
Com estas cinco métricas, você poderá saber mais sobre o grau de êxito da sua empresa nas mídias sociais. Claro que existem mais do que cincos métricas, mas para quem está começando, estas já são um bom começo.

Por Bruno de Souza 
em www.midiaboom.com.br