segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Conceito de Assessoria de Imprensa

Quem trabalha com assessoria de imprensa sabe, muito pouca gente sabe o que fazemos. Tem até gente da área de comunicação e marketing que não sabe direito como funciona o trabalho. Muita gente confunde AI com relações públicas, e há até quem ache que só artistas e celebridades têm assessoria.


Também existem as milhares de dúvidas quanto à grafia correta de ASSESSORIA DE IMPRENSA. Aqui na Espaço Mídia, tivemos que excluir o e-mail assessoria@espacomidia.com porque várias mensagens não chegavam por erro de digitação. As pessoas escrevem acessoria, asesoria, assesoria... tudo!


Para tentar desmistificar o nosso trabalho, hoje vou postar aqui o conceito de AI. Para isso, consultei o Manual de Assessoria de Imprensa, da Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas.





O que é Assessoria de Imprensa 


Serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio freqüente de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral. Esses veículos são os jornais diários; revistas semanais, revistas mensais, revistas especializadas, emissoras de rádio, agências de notícias, sites, portais de notícias e emissoras de tevê. 


Um trabalho continuado de Assessoria de Imprensa permitirá à empresa criar um vínculo de confiança com os veículos de comunicação e sedimentar sua imagem de forma positiva na sociedade. Nesse sentido, no Brasil, quem costuma coordenar esse tipo de serviço são profissionais formados em jornalismo. Eles é que determinam o que é ou não notícia para ser enviado para a imprensa.  


Caso algum veículo de comunicação se interesse pelo assunto divulgado pela assessoria de imprensa utilizará o texto para publicar notas ou agendar entrevistas. Tanto a publicação de notas, como o agendamento de entrevistas e a publicação posterior de informações, são gratuitas. 


Chamamos de mídia espontânea. Não se paga por essa publicação. Se Paga para a assessoria trabalhar de forma a conseguir esse resultado. 




Fonte: www.fenajorg.br

Um comentário:

  1. Bom post! Me ajudou a entender melhor sobre essa profissão, que acho muito interessante. Andei pesquisando bastante sobre e achei o site da Spindler - http://www.spindler.com.br - que também me ajudou a esclarecer várias dúvidas sobre assessoria de imprensa, relacionamento com a mídia, etc. Pra quem também tiver dúvidas, recomendo dar uma olhada em sites de empresas reais, o da Spindler que botei aqui, tem várias explicações sobre diferentes áreas desse trabalho, muito útil. abraços

    ResponderExcluir